segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Postura Proativa X Postura Reativa



Abaixo destaco figura que ilustra dois tipos de comportamento freqüentemente encontrados nos processos de mudança.

De um lado, o indivíduo com postura tradicional ou postura reativa. Neste caso, a primeira atitude consiste em reagir focando os problemas decorrentes de tal processo -nada pior do que conviver com um colega de trabalho ou subordinado reativo. Uma vez identificado que o gestor apresenta este perfil. Devemos chamar a atenção para que essa postura seja corrigida, se não houver melhora e existir certa resistência, é melhor substituir o funcionário.

Por outro lado, e menos freqüentemente encontrado, temos o Líder com postura proativa, entusiasta dos bons processos de mudança. Ele costuma pensar primeiro nas oportunidades que o processo de mudança propiciará e é o agente que facilita e promove as mudanças positivas nas organizações.

A diferença entre o moderno líder e o gerente retrógrado diz respeito à sua postura com relação aos processos de mudança. Cuidado! Veja aonde você está situado e faça da sua atitude, face aos processos de mudança, o seu diferencial.




Fonte: http://blogdoprofessorari.blogspot.com/ - Professor Ariovaldo - Economista, Professor Universitário, Mestre em Finanças e Contabilidade - E-mail: profariovaldo@hotmail.com







Professor Msc. Alexandre Freire
Strong - Fundação Getúlio Vargas - http://www.strong.com.br
Mestre em Administração de Empresas -
University Of Oklahoma - EUA
Especialista em Gestão de Marketing e Serviços - http://www.alexfreire.com.br

Nenhum comentário: