sábado, 1 de novembro de 2008

Sete vidas e um pulo


ARTIGO - 21/10/2008 às 11h10

Sete vidas e um pulo, por João Renato Alves Pereira


Nem dragão, nem urso, nem leão, nem águia e sim felino de sete vidas e um pulo, o de gato. Assim é o Capitalismo nos seus mil quinhentos e cinqüenta e oito anos de sobrevida. Na sua fase pré, gerou na Europa os Estados Nacionais e foi através da Revolução Comercial, na forma de Capitalismo Imperial de Estado, que se fortaleceu em cima da miséria do feudalismo e promoveu a maior transferência de riquezas dos três As: da América, da África e da Ásia, adotando a escravidão, o genocídio de povos e culturas como estratégia de poder e riqueza . Poderia ter se extinguido aos trezentos anos, mas se transformou na segunda , das sete vidas, como Capitalismo Nacionalista , gerando a partir da Revolução Industrial, o neocolonialismo, duas guerras mundiais e uma Grande Crise Mundial , a de 29, erigindo antes, o mito do Homo Faber. Também poderia ter ficado estirado ao chão , mas se transformou na terceira das sete vidas como Capitalismo de Mercado, filho-prodígio do Iluminismo franco-britânico, individualizou os direitos, combatendo e diminuindo o Estado que ajudara a construir na fase pré , recebendo a denominação de Neoliberalismo, desfraldando a bandeira do Homo Consumus como sinônimo de riqueza mundial, “paraíso” eldorado encontrado pós Bretton Woods, o sistema. Gerou a Segunda Grande Crise Mundial, a de 2008, com recessão, mesmo com forte intervenção do Estado, e nocauteado ressurgirá como Fênix na sua quarta sobrevida, a do Capitalismo do Capital, aliás sua vocação nata , e irá partir para tudo ou nada, mandando esculpir a sua terceira criação, o Homo Economicus Obedientes , adotando-se o lema positivista de nossa Bandeira Nacional, Ordem e Progresso .
Como já defendeu o Estado, por princípio, na primeira vida; a ele associou-se por interesse na segunda; o individuo e a individuação na terceira sob a forma de mercado, aproveitará as experiências decorridas para impor e se impor com regras rígidas do positivismo capitalista, onde o igualitarismo sobrepujará as liberdades , distanciando-se do Liberalismo, sem ser socialista, tendo da Realeza Absolutista a inspiração de princípio: “Le Capital c’est moi”( parodiando Luis XIV, com sua célebre frase: “L’Etat c’est moi”).
O Capitalismo do Capital comandado por uma elite supra tudo, não supra sumo, mesclado da realeza capitalista e do altíssimo capitalismo mundial sabendo que lhe resta apenas três vidas e um felino pulo, não irá deixar a sua dirigibilidade não mãos de neo-ineptos terceirizados , irá pessoalmente pilotar a Nova Ordem Financeira Mundial, sugerida pelo esperto Sarkozi, no momento também Presidente da União Européia, ao Bush II, a Decepção, para não serem mais surpreendidos pelo apagão financeiro neoliberal e nem pelo terrorismo da volatividade de cassino. Nesse novo Bretton Woods, de refundação ou refundição do Capitalismo, adotarão uma moeda mundial, como por exemplo, o Denarius, inspirada no sistema monetário romano , que deu origem a palavra dinheiro em nosso idioma, e estabelecerão uma dura disciplina econômica , com pleno emprego, enchugamento de impostos e do próprio Estado, monitoramento e vigilância em termos de segurança pública, combate a fome e a miséria entre outros macro postulados do Iluminismo II ( um totalitarismo, síntese do Liberalismo e da sua antítese, o Socialismo).
Esse Capitalismo de Funcionamento, mais pragmático e mais ortodoxo irá drenar os recursos financeiros para a produção, praticando o ideário malthusiano, o de controle populacional, avessos que são a qualquer forma de expansão, visando pela primeira vez nas quatro vidas , mais o equilíbrio do capital e da população, do que a expansão, sendo daí por diante mais conservador do que liberal e liberal de opiniões.
Felinamente, reservará o pulo do gato, antes de se dar por vencido, quando se esgotarem as sete vidas.



Fonte: http://www.iscafaculdades.com.br
João Renato Alves Pereira - Professor Universitário, Mestre em Educação e Comunicação, Pós-graduado em Ciências Sociais Aplicadas.
Site: http://www.leiassediomoral.com.br
Blog: http://jr.pereira.zip.net/

Nenhum comentário: