terça-feira, 12 de agosto de 2014

Reforma Tributária?


Mais ou menos uns vinte anos que ouço falar na citada REFORMA TRIBUTÁRIA, porém, gostaria de lembrar apenas que a historia dos impostos em nosso país vem desde que éramos COLÔNIA, bem como, desde o descobrimento do nosso país já se praticavam a cobrança de impostos. Na época quando éramos BRASIL COLÔNIA cobrava-se o quinto real, ou seja, vinte por cento (20%) de toda a produção, uma sugestão de leitura é o livro 1808 do escritor Laurentino Gomes, atualmente pagamos o equivalente a dois quintos reais daquela época, pois, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) pagamos em 2013 a monta de aproximadamente 40% sobre nossa renda.

Analisando o cenário econômico sobre o qual nos encontramos atualmente, o impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou a marca de R$ 1 trilhão nesta terça-feira (12/8) por volta das 11h conforme consta do Portal IG > Economia. A quantia foi paga pelos brasileiros desde 1º de janeiro de 2014 em impostos, taxas e contribuições para União, Estados e municípios. Neste ano, o valor de R$ 1 trilhão chega 15 dias antes do que em 2013 – o montante foi alcançado no dia 13 de setembro, 35 dias antes que no ano retrasado. Isso indica aumento da carga tributária.


O aumento da carga tributária é assustador em todos os sentidos, segundo Samy Dana colunista da Folha de São Paulo em parceira com o professor Fernando Antônio Agra Santos da Universidade Salgado de Oliveira, o Brasil é o país com a maior carga tributária dentro do BRICs – bloco formado por países como Rússia, China, Brasil, Índia e África do Sul–, de acordo com o observado no gráfico abaixo e disponível no link: < http://www1.folha.uol.com.br/colunas/carodinheiro/2014/01/1394801-a-tao-sonhada-e-necessaria-reforma-tributaria.shtml>  Acesso em 12 ago. 2014.


E a pergunta que fica é:

A reforma tributária no Brasil será uma realidade ou uma lenda?